13/5/2016 - Mais de 150 participam da Semana da Enfermagem

   Terminou ontem o ciclo de palestras da Semana da Enfermagem do Hospital Amaral Carvalho, com apresentação da enfermeira chefe da Unidade de Cuidados Paliativos, Fabiana Cristina Batista de Moura, sobre Hipodermóclise.
   A técnica de impulsão na camada mais profunda da pele (subcultânea) auxilia na introdução de fluidos isotônicos e/ou medicamentos. “É uma forma de reposição hidroeletrolítica e terapia medicamentosa, usada sempre em situações não-emergenciais, para pacientes paliativos”, disse.
  A profissional destacou a importância de conversar com o doente, antes do procedimento. “Explicar o que vai ser feito e que não vai sentir dor posteriormente, dando opções para escolher qual região do corpo ele prefere que seja feita a aplicação”.
   Durante a aula, também foram apresentadas as contraindicações, vantagens e desvantagens, materiais necessários, como instalar a punção e cuidados com a higienização. “Apesar dessas atenções, é de fácil manutenção e manipulação, gera desconforto mínimo e aumenta a possibilidade de alta hospitalar precoce”, afirmou.
   Desde segunda-feira (9), mais de 150 profissionais e estudantes de enfermagem puderam ampliar o conhecimento e esclarecer dúvidas sobre braquiterapia, segurança do paciente e gerenciamento de risco, entre outras. A Semana de Humanização é uma organização da equipe do Núcleo de Educação Continuada.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

  • Participantes da palestra sobre hipodermóclise

    Participantes da palestra sobre hipodermóclise

Autor: Departamento de Comunicação e Marketing / Foto: Beatriz Milanez