10/5/2016 - Equipe do Amaral Carvalho divulga artigo

   Para analisar a tendência dos níveis de melanoma – tipo mais agressivo de câncer de pele, na população de Jaú antes e após a implantação do Programa de Prevenção do Melanoma do Hospital Amaral Carvalho, um grupo multiprofissional da instituição avaliou os casos entre 1996 e 2011.
   O trabalho teve como autores a dermatologista Ana Gabriela Sálvio, o coordenador de registros Donaldo Veneziano, o cirurgião plástico Ary Assumpção Júnior, o oncocirurgião Renato Zanatto e as enfermeiras Helen Nicolini, Camila Soares e Carla Turini, que apontaram os bons resultados. De acordo com eles, o modelo de programa é inédito, exclusivo, de baixo custo e demonstrou ser eficaz para 130 mil habitantes, comprovando a importância da prevenção e diagnóstico precoce, além de fácil reprodução na maioria das cidades brasileiras.
   Em Jaú, desde 2007, o Programa de Prevenção do Melanoma orienta e faz diagnóstico precoce através da dermatoscopia (fotografia de lesões suspeitas para identificação de melanoma, que pode ser enviada ao especialista imediatamente). A partir de 1996, o Registro de Câncer de Base Populacional foi implantado para fornecer informações sobre pacientes com diagnóstico de câncer residentes no município e possibilitar análise epidemiológica populacional. 

O Onconews, portal de notícias relacionadas ao câncer, publicou o artigo completo. Confira: http://bit.ly/1Xj5d49.

Serviço
Programa de Prevenção do Melanoma

Rua Rui Barbosa, 374 – Jaú/SP.
Mais informações pelo telefone (14) 3602-1241.
Expediente de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h, e aos sábados, das 8h às 12h30.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Departamento de Comunicação e Marketing