5/5/2016 - Laboratório de Anatomia Patológica recebe estagiários

   Para viabilizar a pesquisa básica em oncologia, o Hospital Amaral Carvalho firmou parceria com o Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL), de Bauru, por meio da Fundação de Pesquisa e Ensino em Ciências da Saúde (Funpec). Desde abril, a instituição referência em tratamento oncológico recebe pós-graduandos para estágio no Laboratório de Anatomia Patológica (LAP).
   O acordo entre entidades objetiva impulsionar o desenvolvimento de investigações científicas de tecnologias, novas técnicas e metodologias de tratamento e diagnóstico. O médico anatomopatologista, Adauto Nunes, revela que os projetos serão conduzidos por pesquisadores do ILSL, utilizando materiais biológicos disponíveis no Amaral Carvalho. “As atividades são acompanhadas por profissionais capacitados e têm aprovação prévia do Comitê de Ética em Pesquisa”, ressalta.
   A carga horária é definida pelo Recursos Humanos do hospital, de acordo com o interesse do candidato e a disponibilidade do setor indicado. “O trabalho consiste no acompanhamento da rotina do serviço, discussões, troca de experiências e a realização da pesquisa”, explica.
   O médico comenta que as pesquisas no LAP tinham enfoque essencialmente clínico, com avaliação em pacientes da eficácia de determinadas drogas contra tumores malignos. “Além da integração entre equipes, a parceria irá suprimir essa lacuna”, afirma.
   Para a bióloga Mariane Bertolucci Casalenovo, mestranda da Unesp, o benefício é uma oportunidade de ampliar o aprendizado. “O dr. Adauto tem projeto com as minhas orientadoras, que sempre comentam da qualidade do hospital, então, vim conhecer a estrutura e vou poder complementar os conhecimentos com o estágio”.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

  • Mariane e os biólogos do LAP, Gustavo Quagliato e Bruno Campos

    Mariane e os biólogos do LAP, Gustavo Quagliato e Bruno Campos

Autor: Ariane Urbanetto