29/4/2016 - Amaral Carvalho ministra treinamento da DRS VI - Bauru

   Hoje, o Hospital Amaral Carvalho recebeu enfermeiros de Cafelândia, Getulina, Guaiçara, Lins, Pongaí, Promissão, Sabino e Uru (SP), no auditório Profª Maria Aparecida Cesarino, para treinamento da Diretoria Regional de Saúde (DRS) VI – Bauru, com o objetivo de promover a prevenção do câncer do colo do útero.
   A partir de 2016, os oito municípios irão encaminhar coletas de papanicolaou (exame realizado para a detecção da doença) para análise no Amaral Carvalho. “A capacitação é obrigatória e deve ocorrer anualmente, estando aptos a repassarem as lâminas com boa qualidade”, explicou a articuladora da Saúde da Mulher – DRS VI, Fátima Reginato Longo.
   Na ocasião, os participantes aprenderam a técnica de coleta e como devem ser as rotinas administrativas, com a enfermeira do Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do hospital, Ana Marta Auler, e sobre o fluxo de colpocitologia no Laboratório de Citologia, com o biólogo Gustavo Quagliatto.
   A coordenadora do Programa e oncoginecologista da instituição, Lenira Maria de Queiroz Mauad, explicou a epidemiologia, noções básicas de anatomia, histologia e citologia do colo do útero e condutas frente ao resultado de exame de colpocitologia (papanicolaou). “Quando mais cedo a lesão for detectada, maior a chance de cura, pois esse tipo de câncer é 100% tratável. No ano passado, por exemplo, a taxa de mortalidade dessa causa foi zero, em Jaú”, ressaltou.

O Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do Hospital Amaral Carvalho existe há 22 anos, e há 20 atua em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, incentivando mulheres aos cuidados com a saúde. Saiba mais: http://migre.me/tDSVm.

Autor: Departamento de Comunicação e Marketing / Foto: Beatriz Milanez