27/4/2016 - Amaral Carvalho é selecionado para participar de congresso internacional

   Está programado para ocorrer entre os dias 21 e 24 de maio, o congresso internacional Digestive Disease Weel (DDW) 2016, para pesquisadores e profissionais cirúrgicos das áreas gastrointestinal e endoscópica, em San Diego, na Califórnia (EUA). Mais de 15 mil pessoas são aguardadas.
   Na programação científica, será exibido vídeo com técnica inovadora desenvolvida por equipe cirúrgica do Hospital Amaral Carvalho – um dos 20 selecionados entre 200, para apresentação em sessão ao vivo. “É um método inédito no meio médico, sem nenhuma publicação antecedente”, comenta o coordenador de endoscopia da instituição, Fábio Hondo.
   De acordo com ele, o trabalho “Colorectal reanastomosis by magnets” (Reanastomose colorretal com ímãs), consiste na reconstrução da anastomose colorretal baixa. “Quando, por algum motivo, ocorre o fechamento completo, que impede que o paciente mantenha a bolsa de colostomia por tempo inderterminado até uma nova tentativa cirúrgica. Aplicando a técnica, damos a opção de um procedimento minimamente invasivo, com recuperação rápida e diminuição de comorbidades”, explica.
   Além do especialista Fábio, a realização inédita do procedimento teve participação de outros profissionais do Amaral Carvalho, o proctologista Luiz Angelo Bortolai, o gastroenterologista Joel Molan, o oncocirurgião Celso Passeri e a cirurgiã Karla Tomal.

Autor: Departamento de Comunicação e Marketing / Imagem: Divulgação