Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

29/3/2016 - Câncer do colo do útero pode ser prevenido, explica profissional

   O que é o câncer do colo do útero? Como prevenir? Tem cura? Neste mês, a enfermeira do Programa de Prevenção do Câncer Ginecológico do Hospital Amaral Carvalho, Ana Marta Prado Auler, esclareceu essas e outras dúvidas dos colaboradores da instituição, a pedido do Núcleo de Educação Continuada.
   Esse tipo de câncer ginecológico é decorrente de uma infecção causada pelo HPV (Human Papilona Virus), que pode ser contraído através de relações sexuais, e o único que tem prevenção. “Diferente dos outros, que se desenvolvem geneticamente ou devido a exposição ao ambiente externo, a doença pode ser evitada com o uso de camisinha, por exemplo”, disse Ana.
   A indicação é superar o preconceito e fazer o Papanicolaou. “Muitas mulheres têm medo de ouvir sobre o assunto e não fazem o exame, ‘porque quem procura, acha’, mas se alguma alteração for identificada em estágio inicial, é possível ter 100% de cura”, ressaltou.
   De acordo com a profissional, é importante realizar o teste com um intervalo de, no mínimo, três anos. “Dessa forma, a mulher está protegida”.
   Cuide-se e procure o posto de saúde mais próximo para ser avaliada. O programa de prevenção do Amaral Carvalho atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e sábado, das 8h às 12h. Mais informações pelo telefone (14) 3602-1241.

Autor: Departamento de Comunicação e Marketing / Foto: Beatriz Milanez