Detox: sucos de frutas e hortaliças são saudáveis

   Com as altas temperaturas é comum algumas pessoas se sentirem inchadas ou terem a sensação de que toda alimentação é pesada, não cai bem. Pacientes em tratamento de câncer ou outras doenças, muitas vezes, perdem o apetite e até pulam refeições nos dias quentes.
   Para amenizar essas sensações e manter o organismo com os nutrientes necessários ao dia a dia, a nutricionista clínica do Hospital Amaral Carvalho, Adelita Rossi, sugere um complemento: o suco detox.
   A bebida é uma mistura de frutas e hortaliças que contêm vitaminas, minerais e têm ação antioxidante. “Além da fácil ingestão, por serem líquidos que podem ser servidos bem gelados, esses sucos apresentam substâncias que favorecem a limpeza do organismo”, relata.
   No entanto, o famoso sinônimo de emagrecimento não é comprovado. “O suco pode ser aliado a uma dieta alimentar regrada, que deve ser rica em nutrientes, com baixas calorias e equilibrada em carboidrato, proteína e gordura”, afirma.
   A profissional esclarece que os pacientes oncológicos em tratamento de radio ou quimioterapia devem estar atentos à higienização das folhas. “As verduras devem ser mergulhadas em solução hipoclorita. O detox pode ser consumido, desde que seja feito com frutas de casca grossa ou que possam ser descascados, como laranja, abacaxi, melancia, melão e limão. Se tiverem dúvidas, é importante que procurem orientação nutricional”, salienta.
   Adelita explica que, se houver uma alimentação saudável e balanceada, com todos os nutrientes que o corpo precisa (de acordo com a pirâmide alimentar brasileira - Imagem 1), o processo de desintoxicação ocorre de forma natural. “Não só os sucos detox, mas batidas de frutas e vegetais em geral auxiliam no funcionamento do organismo, especialmente se forem ingredientes ‘da época’ que estão mais frescos e com preços mais baixos”, indica.
   Confira algumas combinações:

150 ml de água potável
2 fatias de abacaxi                                     
1 folha de couve manteiga
1 ramo de hortelã
Lascas de gengibre

150 ml de água de coco
1 fatia de melão
Lascas de gengibre
1 talo de salsão

150 ml de água potável
½ maçã sem casca
Suco de 1 limão
1 folha de couve manteiga

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

  • Imagem 1

    Imagem 1

Autor: Departamento de Comunicação e Marketing / Imagem: Divulgação