31/1/2016 - Hemonúcleo Regional de Jaú faz apelo à população

O Hemonúcleo Regional de Jahu, da Fundação Hospital Amaral Carvalho, faz um apelo especial aos foliões, a unidade precisa de doações de sangue que podem ajudar a salvar vidas.
Com o feriado prolongado de carnaval, retoma a preocupação com o estoque de sangue, oferecido a nove municípios e onze hospitais da região.
O médico Marcos Mauad responsável do Hemonúcleo de Jaú, as doações diminuem cerca de 40% nesta época do ano. Em contrapartida, a demanda só tende a aumentar. "Muitos de nossos doadores vão viajar. E, pelo mesmo motivo, ocorrem mais acidentes e emergências, situação típica do Carnaval", diz.
O Hemonúcleo Regional de Jaú também atende o Hospital Amaral Carvalho, que necessita constantemente de sangue e plaquetas devido ao atendimento prestado aos pacientes internados no Transplante de Medula Óssea, Pediatria e enfermarias. "E para agravar a situação, os dias de comemoração prolongam o final de semana, o que irá dificultar ainda mais a captação de sangue dos doadores" Para que as bolsas de sangue estejam disponíveis para uso no final de semana prolongado pelo feriado, a equipe pede que os doadores compareçam ao serviço na semana anterior, entre os dias 1 e 6 de fevereiro. enfatiza Mauad
Mensalmente, cerca de 1.600 bolsas de sangue são doadas. O número ideal para o atendimento da região e a manutenção dos estoques é de 2 mil bolsas.
O processo de doação é rápido e simples. Contudo, há alguns pré-requisitos como ter entre 16 e 69 anos (menores podem doar acompanhados de um dos pais ou responsável legal; maiores de 65 anos só podem doar se já doaram antes dos 60 anos) e apresentar documento oficial de identidade com foto.
É preciso pesar no mínimo 50 kg; não ter tido hepatite após os 10 anos de idade; não estar utilizando medicamentos; não estar resfriado ou com gripe; não ter tido doença de Chagas, Sífilis, Malária ou ser soropositivo de AIDS; não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses e não estar grávida ou amamentando. É importante que o doador esteja em boas condições de saúde e descanso, além de estar alimentado, evitando ingerir alimentos gordurosos.
A doação de sangue não precisa de agendamento, mas a de plaquetas, sim. Para marcar um horário o telefone é (14) 3602.1355.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Fonte: Jaumais

URL: http://migre.me/sSAax