04/02/2014 - Remédicos do Riso realiza palestra em São Carlos

   O grupo de voluntários do Hospital Amaral Carvalho (HAC), Remédicos do Riso, realizou no dia 1 de fevereiro palestra sobre voluntariado. A apresentação ocorreu em São Carlos, a pedido da coordenação do Grupo Amor em Gotas (GAG) que comemorou, na ocasião, 14 anos de atuação.
   Cerca de 100 pessoas participaram do evento. Além de membros do GAG, prestigiaram a palestra representantes do grupo Doutores do Sorriso, de Analândia.
  
Bonzinho não, sou voluntário
   A psicóloga voluntária do Remédicos do Riso, Jenifer Domingos, falou sobre como exercer o trabalho voluntário, especialmente os clowns (palhaços), e sobre como lidar com as diversas situações no ambiente hospitalar.
   Entre suas considerações, a profissional ressaltou a importância do comprometimento, disponibilidade e respeito ao próximo. “O voluntário não deve cumprir suas atividades porque é bonzinho, mas porque tem um compromisso. Trabalho voluntário é muito sério. É estar disposto a fazer parte de um processo e isso exige responsabilidade”, explicou.

Troca de experiências
   De acordo com um dos coordenadores do Remédicos do Riso, Rogério Cesar Fabre, o encontro proporcionou a troca de experiências entre os grupos de voluntários. “É muito interessante e importante esse intercâmbio de informações. Enriquece e fortalece nosso trabalho.”
   Durante a palestra, Rogério e João Alberto Rosin, que também coordena o grupo, contaram um pouco da história do Remédicos do Riso, que tem 13 anos de existência, desde as dificuldades ao longo desses anos, até o crescimento da família, que tem hoje 60 integrantes que atuam em esquemas de escala (de duplas, trios ou quartetos) nas dependências do Hospital Amaral Carvalho.
 

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Ariane Urbanetto