20/1/2016 - Estudantes acompanham consultas no ambulatório de oncologia clínica

    Um dos objetivos do Curso Básico de Oncologia do Hospital Amaral Carvalho é promover o acompanhamento da prática médica, para que os estudantes possam conhecer a rotina de um hospital especializado em oncologia. Nesta quarta-feira, uma das atividades do curso de férias foi a visita ao Ambulatório de Oncologia.
   A oncologista clínica Patrícia Beato, que guiou a visitação junto dos oncologistas clínicos Carlos Augusto Mendonça Beato e Marina Piva Olivieri, explica que os participantes acompanharam as consultas médicas. "Fizemos o atendimento com a presença de dois ou três alunos, para que pudessem ver a realidade dentro do consultório, entender a situação do tratamento, a sensibilidade com o paciente, indicação de medicamentos. Acredito que tenha sido bastante enriquecedor e espero que auxilie na escolha da especialidade que irão seguir", relatou.
   As aulas teóricas ficaram por conta do oncologista cirúrgico Eduardo Pracucho, sobre câncer gastrointestinal; o especialista Afonso do Carmo Javaroni, sobre cirurgia de cabeça e pescoço; o infectologista João Gabriel Soares, que falou da abordagem da neutropenia febril; a oncologista clínica Kátia Fuza, que abordou o tema cuidados paliativos; a infectologista Brígida Reis, sobre a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar em hospital oncológico e a hematologista Marcia Higashi, sobre o reconhecimento clínico dos linfomas.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Ariane Urbanetto / Fotos: Beatriz Milanez