8/12/2015 - Combate ao câncer de pele é foco de campanha do Amaral Carvalho em asilos de Jaú

O câncer de pele é o mais incidente na população brasileira e está diretamente ligado à exposição ao sol: as estimativas são de 182 mil novos casos da doença para este ano.

Em Jaú, desde 2007, o Hospital Amaral Carvalho mantém em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde o Programa de Prevenção do Melanoma, que orienta a comunidade sobre fatores de risco para desenvolver o câncer de pele, especialmente o melanoma, tipo mais agressivo da doença, além de disseminar informações sobre prevenção e o diagnóstico precoce.

De acordo com a responsável pelo Programa, a dermatologista Ana Gabriela Salvio, a pele — maior órgão do corpo humano — acumula toda a carga de raios ultravioleta recebidos desde a infância. “O efeito cumulativo pode causar alterações que predispõem o câncer de pele”.

Para alertar a população ao combate desse tipo de câncer, a equipe do Amaral Carvalho organizou uma ação diferente: em novembro e no início de dezembro, enfermeiras do Programa de Prevenção do Melanoma visitaram asilos de Jaú para realizar triagem nos internos com o objetivo de promover a importância do diagnóstico precoce e orientá-los sobre os cuidados com a pele.

A médica explica que idosos são público de risco para desenvolver a doença, por isso, merecem atenção especial. “Muitos são acamados ou têm dificuldades de locomoção, então a visita dos profissionais foi também uma maneira de oferecer atendimento com conforto”, ressalta.

Diagnóstico e prevenção
O diagnóstico precoce possibilita tratamento eficaz e menos agressivo, aumentando as chances de cura. Ana Gabriela recomenda que, ao notar qualquer alteração ou sinal na pele, é necessário procurar um dermatologista.

“Medidas simples como o uso diário de protetor solar, mesmo em dias nublados, uso de chapéu, boné e roupas que evitem a exposição ao sol, podem prevenir queimaduras e, consequentemente, o câncer de pele”, relata a médica.

Diariamente, uma equipe do Programa de Prevenção do Melanoma realiza orientação gratuita em diferentes postos de saúde de Jaú e no Instituto de Prevenção do Amaral Carvalho, distribuindo folders explicativos e ensinando as pessoas a fazerem o autoexame da pele e o que é uma lesão suspeita de melanoma.

Dezembro Laranja
No ano passado, a Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou a campanha Dezembro Laranja, uma mobilização pelo combate do câncer de pele. A cor, que remete ao sol, é um lembrete para a prevenção.

A coordenadora do Programa afirma que a ação nas casas de repouso é uma iniciativa inspirada pela campanha Dezembro Laranja. “Apoiamos e participamos dessa atividade”.

Serviço
Instituto de Prevenção – Hospital Amaral Carvalho
Rua Rui Barbosa, 374 – Jaú, SP
Mais informações: (14) 3602-1241.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Fonte: Jornal Foco da Notícia

URL: http://bit.ly/1RB1nl0