6/11/2015 - Enfermeira do Amaral Carvalho apresenta palestras sobre câncer de mama

   A enfermeira chefe da Unidade Sant’Anna do Hospital Amaral Carvalho, Josiane Cristina de Pieri, foi convidada pela Faculdade Anhanguera de Campinas e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), unidade de Jaú, para ministrar palestras sobre câncer de mama, em outubro.
   Nas apresentações, no dia 28 e 29, respectivamente, a profissional explicou o que é o câncer, falou sobre a fisiologia da mama e ressaltou a importância do autoexame como prevenção da doença. “As mulheres precisam conhecer seu próprio corpo para estarem atentas ao surgimento de nódulos e anormalidades nas mamas. Quando isso ocorre, a procura imediata de ajuda médica possibilita melhores resultados no tratamento”, ressaltou.
   O tratamento pode ser realizado através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia. “Vai depender do quadro clínico da paciente”, afirma Josiane.
   Mais de 200 pessoas, entre alunos e profissionais de enfermagem e comunidade, que participaram das aulas, puderam esclarecer dúvidas e aprender o passo a passo do autoexame. “Espero que o aprendizado seja adquirido por todas as mulheres, para que despertem essa consciência”, comentou a enfermeira.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Autor: Departamento de Comunicação e Marketing / Fotos: Arquivo pessoal