28/10/2015 - Amaral Carvalho reúne ligas acadêmicas relacionadas ao câncer

Entre as inúmeras ações dedicadas à promoção da saúde e bem-estar dos pacientes em tratamento de câncer, o centenário Amaral Carvalho, certificado como Hospital de Ensino, desenvolve atividades educacionais para médicos, funcionários e estudantes, por meio do Programa de Residência Médica, treinamentos e estágios.

Neste ano, pela primeira vez a instituição realiza o Encontro das Ligas Acadêmicas Relacionadas ao Câncer (Elac), no dia 29 de outubro, para reunir estudantes de medicina e proporcionar a troca de conhecimentos sobre a doença.

Com inscrição gratuita o evento terá apresentação de duas autoridades médicas com relevante atuação profissional e didática, de acordo com um dos organizadores, o hematologista Mair Pedro de Souza.

Lígia Niero, do Hospital Amaral Carvalho, que atua na formação de médicos residentes, com ênfase em citologia e citopatologia hematológica, também professora assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp de Botucatu), irá falar sobre o impacto das neoplasias no hospedeiro. “A doutora consegue transmitir conhecimentos profundos, com didática ímpar, simplicidade e eficiência, que fazem de suas aulas uma oportunidade incomparável de aprendizado e reflexão médica”, afirma Mair.

O cenário da cirurgia oncológica será apresentado pelo professor, livre docente e orientador da pós-graduação da disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da USP e da Fundação Antônio Prudente, doutor Ademar Lopes. O profissional atua há mais de 35 anos na área, participou da formação de inúmeros cirurgiões oncologistas no Brasil, além de mestres e doutores. Pioneiro na introdução e aperfeiçoamento de diversas modalidades de tratamento de câncer no País, irá promover uma viagem pela história da especialidade.

Curso de férias

O Elac é um evento preparatório para cursos permanentes de oncologia que serão ministrados duas vezes ao ano, no Hospital Amaral Carvalho, em períodos de férias escolares (janeiro e julho). “O objetivo é apresentar os temas de oncologia, em todas as áreas de atuação do Hospital Amaral Carvalho, a alunos de quarto e quinto ano de medicina, referendados pelas ligas acadêmicas. Com isso, pretendemos despertar no aluno interesse pela área e também pelo hospital, quando da decisão pelo Programa de Residência Médica”, explica o hematologista.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Fonte: Sis Saúde

URL: http://migre.me/s1cfI