28/10/2015 - Amaral Carvalho reúne ligas acadêmicas relacionadas ao câncer

    Entre as inúmeras ações dedicadas à promoção da saúde e bem-estar dos pacientes em tratamento de câncer, o centenário Amaral Carvalho, certificado como Hospital de Ensino, desenvolve atividades educacionais para médicos, funcionários e estudantes, por meio do Programa de Residência Médica, treinamentos e estágios. 
   Neste ano, pela primeira vez a instituição realiza o Encontro das Ligas Acadêmicas Relacionadas ao Câncer (Elac), no dia 29 de outubro, para reunir estudantes de medicina e proporcionar a troca de conhecimentos sobre a doença. O evento tem patrocínio do laboratório farmacêutico Pierre Fabre.
   Com inscrição gratuita, o Elac terá apresentação de duas autoridades médicas com relevante atuação profissional e didática, de acordo com um dos organizadores, o hematologista Mair Pedro de Souza.
   Lígia Niero, do Hospital Amaral Carvalho, que atua na formação de médicos residentes, com ênfase em citologia e citopatologia hematológica, também professora assistente Doutora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp de Botucatu), irá falar sobre o impacto das neoplasias no hospedeiro. “A doutora consegue transmitir conhecimentos profundos, com didática ímpar, simplicidade e eficiência, que fazem de suas aulas uma oportunidade incomparável de aprendizado e reflexão médica”, afirma Mair.
   O cenário da cirurgia oncológica será apresentado pelo professor, livre docente e orientador da pós-graduação da disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da USP e da Fundação Antônio Prudente, doutor Ademar Lopes. O profissional atua há mais de 35 anos na área, participou da formação de inúmeros cirurgiões oncologistas no Brasil, além de mestres e doutores. Pioneiro na introdução e aperfeiçoamento de diversas modalidades de tratamento de câncer no País, irá promover uma viagem pela história da especialidade.

Curso de férias
   O Elac é um evento preparatório para cursos permanentes de oncologia que serão ministrados duas vezes ao ano, no Hospital Amaral Carvalho, em períodos de férias escolares (janeiro e julho). “O objetivo é apresentar os temas de oncologia, em todas as áreas de atuação do Hospital Amaral Carvalho, a alunos de quarto e quinto ano de medicina, referendados pelas ligas acadêmicas. Com isso, pretendemos despertar no aluno interesse pela área e também pelo hospital, quando da decisão pelo Programa de Residência Médica”, explica o hematologista.

Saiba mais
Hospital Amaral Carvalho

Em 2015, o Hospital Amaral Carvalho celebra seu centenário: anos dedicados à promoção da saúde e o bem-estar dos pacientes com câncer de todo o Brasil. Hoje, um complexo composto pelo HAC, setores administrativos e de apoio, além de unidades de assistência social e atividades culturais, é mantido pela Fundação Amaral Carvalho, a mais antiga entidade filantrópica privada de assistência à saúde do Brasil. Anualmente, são atendidos pela instituição mais de 75 mil pacientes, vindos de todos os Estados do Brasil, e realizados mais de 1 milhão de procedimentos, incluindo quimioterapia e radioterapia. Além de ser referência em tratamento oncológico, o HAC mantém um dos serviços que mais realiza transplantes de medula óssea no País e é reconhecido pelo atendimento humanizado.

Serviço
Encontro das Ligas Acadêmicas Relacionadas ao Câncer

Dia 29 de outubro, às 13 horas
Local: Ciesp — Rua Luiz Brancaglion, 20 – Vila Assis, Jaú, SP
Inscrições e informações pelo telefone (14) 3602-1194.

Autor: Ariane Urbanetto