26/10/2015 - Hospital Amaral Carvalho tem novo simulador para Radioterapia

   O serviço de Radioterapia do Hospital Amaral Carvalho vai implantar nesse mês uma ferramenta para ampliar a capacidade tecnológica e promover melhorias no atendimento aos pacientes com câncer. O simulador Acuity, fabricado pela Varian (na Inglaterra), foi adquirido com verba federal e será inaugurado no dia 27 de outubro.
   Moderno, o equipamento deve substituir o que é utilizado na instituição, de acordo com o coordenador do serviço, o radioterapeuta Batista de Oliveira Junior. Mensalmente são realizadas, em média, 200 simulações, número que tende a ser otimizado com o novo aparato adquirido por meio de emenda indicada pelo senador Eduardo Suplicy, em 2013.
   Todos os pacientes da Radioterapia, exceto os de braquiterapia, precisam passar pelo simulador. Através dele, a equipe médica define que região do corpo do paciente será tratada. “É feita uma escopia, corrigida com radiografia, e passadas as referências na pele do indivíduo para que seja realizado o tratamento”, explica o médico.

O serviço
   Por dia, cerca de 250 pacientes passam pela Radioterapia para simulação, procedimentos ou consultas médicas. O serviço do Amaral Carvalho não tem fila de espera: o tratamento tem início em até dez dias após a primeira consulta. “Prezamos e buscamos sempre mais agilidade no processo, pois enquanto o paciente espera a doença está evoluindo e pode mudar o estadiamento”, ressalta Batista.
   O coordenador afirma que a rapidez no atendimento fica por conta da equipe especializada e com foco na humanização, além do trabalho contínuo condicionado à demanda. “Um de nossos equipamentos, o acelerador linear, por exemplo, funciona 24 horas por dia. Comparada à de outros hospitais, essa máquina equivale a duas”, relata.
   O médico comenta que o atendimento de qualidade e os bons resultados são mérito também da gestão do hospital, que atua incansavelmente para promover melhorias na área tecnológica e profissional.

A inauguração do equipamento será no Hospital Amaral Carvalho, acesso pela Rua Dona Silvéria, 150, às 15h. Mais informações pelo telefone (14) 3602-1216.

Autor: Ariane Urbanetto