21/10/2015 - Centenário do Amaral Carvalho é tema da Semana de Humanização

    A 7ª Semana de Humanização do Hospital Amaral Carvalho terá um tema especial: a comemoração de 100 anos de boas histórias. Com esse enfoque, a instituição promove palestras sobre acolhimento, atendimento humanizado e experiências dos colaboradores, entre os dias 26 e 30 de outubro.
   As apresentações serão no Amaral Carvalho, abertas ao público e com certificado de participação. Os interessados devem fazer a inscrição gratuita pelo telefone (14) 3602-1216.
   A diretora de Desenvolvimento em Saúde, Cristina Moro, abre o evento, dia 26, com um bate-papo sobre humanização. No dia 27, Tatiane Souza, presidente da empresa Gente Mais Consultoria e Treinamentos, de Bauru, irá falar sobre a arte de servir e o sucesso nos relacionamentos interpessoais.
   Em seguida, no dia 28, a articuladora de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde, Cleise Mei de Souza, apresenta palestra sobre acolhimento e humanização, para ressaltar maneiras de lidar cordialmente com os usuários dos serviços de saúde.
      Para o dia 29, a Comissão de Humanização preparou uma mesa redonda sobre as experiências dos colaboradores do centenário hospital. “Produzimos um vídeo com depoimentos de funcionários e vamos incentivar o compartilhamento de histórias durante o debate”, explica uma das organizadoras, a coordenadora de Assistência Social, Vanessa de Moraes.
   O encerramento da Semana de Humanização, como ocorre tradicionalmente, será uma tarde de beleza, com atividades de estética oferecidas pela Escola de Cabeleireiros Tide, na sala de espera do Ambulatório de Urologia.
   Vanessa convida os funcionários e a população para participarem do evento que objetiva disseminar a importância da humanização em qualquer situação. “Serão abordados temas relevantes, com orientações de condutas que podem ser aplicadas em diferentes áreas, destinadas a profissionais, estudantes, acompanhantes ou familiares de pacientes e voluntários”, comenta.

Árvore da vida
   Todo ano, nos meses que antecedem a Semana de Humanização, a Comissão realiza alguma atividade especial com a Árvore da Vida. “Os funcionários podem participar de diferentes maneiras a cada edição. Desta vez, com a mensagem ‘100 anos de boas histórias. Qual é a sua?’, solicitamos que nos enviassem relatos de momentos marcantes que viveram na instituição”, conta Vanessa.
   O resultado poderá ser visto durante o evento nas folhas da Árvore exposta na vidraça do Serviço Social (antigo Centro Cirúrgico).

Saiba mais
Em julho, a Comissão lançou uma coleção de camisetas comemorativas do centenário, estampadas com palavras que remetem aos valores da instituição, como Amor, Ética, Compromisso e Qualidade. Na ocasião, foi realizado um desfile com pacientes, funcionários e apoiadores da instituição. Veja: http://migre.me/rK29P.

Serviço
Semana de Humanização – Hospital Amaral Carvalho
De 26 a 30 de outubro
Endereço: Rua Victor Burjato, 165 – Jaú, SP.
Mais informações pelo telefone (14) 3602-1386.

Autor: Ariane Urbanetto