03/08/2012 - Profissionais do HAC participam de aula de especialista espanhol

   Na tarde da última quarta-feira, cerca de 50 profissionais da área médica e de enfermagem do Hospital Amaral Carvalho (HAC), em Jahu, e de centros de outras cidades como Botucatu, Curitiba e Florianópolis, participaram de uma apresentação especial sobre Citometria de Fluxo.
   Quem ministrou a aula, foi uma das maiores autoridades mundiais no assunto, o hematologista Alberto Orfao, de Salamanca – Espanha. O profissional, atualmente, é professor e diretor do Serviço Geral de Citometria da Universidade de Salamanca e desenvolve pesquisas na área clínica, sobretudo no campo do sistema imunológico e o câncer.
   Orfao veio ao Brasil para participar do 16º Congresso da Sociedade Brasileira de Transplantes de Medula Óssea, que ocorre até o dia 5 deste mês, em Ribeirão Preto, SP.
   Mair Pedro de Souza, um dos coordenadores do Serviço de Transplante de Medula Óssea do HAC afirma que quando soube da vinda de Orfao para o país, o convidou para visitar o Hospital. “Nosso laboratório de Citometria de Fluxo, que é a área de especialidade dele, atualmente é um dos mais ativos do Brasil. Por isso, o convidamos para conhecer o serviço e ter contato com a equipe.”
   De acordo com o Souza, o laboratório de Citometria do HAC foi concebido e é coordenado pela médica Maura Rosane Valério Ikoma, que fez treinamento nesta área com o professor Orfao, em Salamanca. “A doutora Maura é uma das fundadoras do Grupo Brasileiro de Citometria de Fluxo (GBFlux), que congrega importantes profissionais de todo o Brasil, e o doutor Orfao participou de forma decisiva da criação do Grupo Europeu de Citometria (Euroflux)”, salienta.
   Para o coordenador do TMO, a ocasião foi uma oportunidade de discussão de tópicos muito avançados sobre o tema. “Além disso, discutimos casos clínicos, analisados sob a ótica da citometria, o que foi muito interessante”, completa.
 

Autor: Ariane Urbanetto