13/9/2015 - Prevenção: hábitos saudáveis

Embora o câncer seja uma doença genética e pode ser passada de geração a geração, sua prevenção pode estar nos hábitos alimentares e padrões de vida. Comer bem, evitar frituras e não fumar ou beber pode ser a saída para diminuir as taxas de incidência de câncer colorretal.

“Se você pegar os países menos desenvolvidos – que se alimentam de comidas menos processadas e comem pouca carne – a incidência de câncer é menor”, explica o proctologista Luis Angelo Bortolai.

O aumento dos casos está relacionado à ingestão de carnes engorduradas, churrasqueadas, defumados, corantes e conservantes. Para se ter uma vida equilibrada, o médico também pede que as pessoas tomem muita água, pratiquem atividades físicas e evitem o consumo de álcool e tabaco. “As fibras são fundamentais para prevenção, além de ter outras propriedades”, comenta.

Ficar atento aos casos de doenças intestinais ocorridos na família é a recomendação do presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, Ronaldo Salles. Ele recomenda que as pessoas busquem um especialista em casos de sangramentos, cólicas, alteração súbita do funcionamento do intestino, emagrecimento e/ou anemia de causa não explicada.

“Fazer colonoscopia após os 50 anos ou na presença de sintomas ou ainda histórico familiar é importante. Em alguns casos especiais a decisão de fazer o exame pode ser até na adolescência”, diz o presidente. (ACM)

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Fonte: Jornal Comércio do Jahu

URL: http://migre.me/rEj0l