23/9/2015 - Programa faz prevenção no Município

O Departamento de Pele do Hospital Amaral Carvalho (HAC), de Jaú, realiza desde 2007 o Programa de Prevenção do Melanoma. O intuito é orientar a população sobre os perigos da exposição ao sol e medidas de prevenção de um dos tipos de câncer de pele mais agressivos.

Com posto fixo na instituição, situado na Rua Rui Barbosa, 374, em Jaú, o programa também possui equipe de enfermagem que se desloca até as unidades de saúde da cidade para atender a população gratuitamente.

A equipe de enfermagem distribui folderes explicativos, orienta quanto ao autoexame da pele, ensina o que é uma lesão suspeita de melanoma e aborda a necessidade de encontrar os sinais precoces da doença.

Em março de 2011 a iniciativa chegou às escolas jauenses. A cada 15 dias, no período letivo, profissionais do HAC dão palestras para alunos do 5º ano do ensino da rede pública de Jaú e entregam cartilhas ilustrativas.

A médica dermatologista do Hospital Amaral Carvalho Ana Gabriela Sálvio explica que é preciso ter atenção especial a pintas irregulares com alteração do padrão ABCDE.

O padrão significa A de assimetria (um lado difere muito do outro), B de bordas (os contornos são irregulares, há reentrâncias para dentro e para fora), C de cor (tons marrons variados na mesma pinta), D de diâmetro (acima de 6 milímetros, o risco de melanoma aumenta) e E de evolução (refere-se ao crescimento acelerado). (AZ)

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Fonte: Jornal Comércio do Jahu

URL: http://migre.me/rEhmu