23/9/2015 - Infectologista do Hospital Amaral Carvalho orienta voluntárias

Na última segunda-feira (21), mais de 80 integrantes da Entidade Anna Marcelina de Carvalho — grupo de voluntários que presta assistência aos pacientes em tratamento de câncer no Hospital Amaral Carvalho, de Jaú (SP) — assistiram palestra da infectologista da instituição, Dra. Brígida Reis, que deu orientações sobre a conduta que devem ter nas dependências do hospital.

Em uma apresentação interativa e descontraída, a especialista falou sobre a transmissão de bactérias e deu dicas de como prevenir situações de contaminação, tanto do paciente, quanto das próprias voluntárias.

Entre os assuntos discutidos, estiveram alguns requisitos para a atuação no ambiente hospitalar como a lavagem correta das mãos, uso adornos e esmaltes, calçado adequado e o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luvas descartáveis. “Para ser cuidador tem que saber as regras básicas, para levar saúde e não danos aos pacientes. Temos que saber nos portar de maneira segura para o doente e para nós mesmos”, disse a Dra. Brígida.

De acordo com a Presidente da entidade, Maria Itália Toffano Ronchi, a infectologista também contou algumas curiosidades como os tipos de lixo do hospital e como deve ser o descarte de materiais usados pelas voluntárias, além de esclarecer todas as dúvidas dos participantes. “Certamente recebemos informações que serão muito úteis no nosso trabalho diário de apoio aos pacientes”, completa.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Fonte: Portal Hospitais Brasil

URL: http://migre.me/rEfCl