31/8/2015 - Representantes do HAC participam de fórum de ética em pesquisa, em São Paulo

    Na segunda-feira (17), ocorreu o 13º Fórum de Ética em Pesquisa Clínica – encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) de todo o País, no Instituto Sírio Libanês, em São Paulo. Representantes da comissão do Hospital Amaral Carvalho (HAC), o enfermeiro Alessandro Gabriel Macedo Veiga e a farmacêutica, Derli Maria de Souza Lima, participaram e trouxeram novidades a serem pautadas na instituição.
   A programação incluiu palestras sobre consequências e desafios éticos do atraso de estudos e pesquisas clínicas no Brasil. De acordo com Alessandro, a novidade do evento foi a proposta da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) de credenciar alguns CEPs para assumirem maior responsabilidade. “Normalmente, os comitês realizam pesquisas locais, que são mais simples. Quando um estudo é mais complexo, é encaminhado à junta nacional. Agora, alguns terão concessão para agilizar essas atividades”, explica.
   Dos 700 grupos no Brasil, 15 receberão a credencial. “Em setembro, o Conep vai abrir uma chamada pública e quem tiver interesse poderá se inscrever. Uma avaliação será feita e dado um pré-credenciamento com validade de seis meses. Se o trabalho for bem feito, os aprovados recebem a autonomia de três anos”, conta Alessandro.
   A próxima reunião do CEP do Hospital Amaral Carvalho está agendada para setembro, onde será analisada a oportunidade e demais assuntos pendentes, como os que foram abordados no 4º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa, dia 7, em Bauru. Saiba mais: http://migre.me/ribE0.

Autor: Departamento de Comunicação e Marketing