12/7/2015 - Prevenção desde cedo

Assim como em outras especialidades, a ida anual ao dermatologista é recomendável para que o médico possa examinar o atual estado da pele. Estar atento às modificações de lesões e verificar o surgimento de manchas no próprio corpo também são atitudes válidas para a prevenção de cânceres de pele e, principalmente, do melanoma.

O tratamento do melanoma varia muito de grau para grau, porém, a dermatologista do Hospital Amaral Carvalho (HAC), de Jaú, Ana Gabriela Sálvio afirma que a cirurgia é recomendada para os estágios iniciais e, nos avançados, o indicado é a quimioterapia. “O alvo do Programa de Prevenção ao Melanoma é tratar todo paciente cirurgicamente. É importante frisar que a enfermidade, quando identificada em fase inicial, é totalmente curável”, comenta.

O ideal é cuidar da pele desde jovem. A psicóloga Regina Polônio Franceschi, 59 anos, sempre usou produtos adequados para a saúde da pele. Ela usa protetor solar fator FPS 60 e hidratantes, além de creme anti-idade.

Com o passar dos anos, Regina nota algumas manchas na pele. “É uma responsabilidade nossa usar produtos que previnam o câncer. Isso também desperta a nossa vaidade, porque cuidar de nós mesmos nos deixa mais bonitos”, ressalta a psicóloga.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Fonte: Jornal Comércio do Jahu

URL: http://migre.me/rfouo