Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

27/6/2015 - Abrangência: 1 milhão de pessoas

O Hospital Amaral Carvalho (HAC) atende, para cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as regiões de Jaú e Bauru, com população aproximada de 1 milhão de habitantes. Como as taxas de obesidade mórbida ficam entre 3% e 4%, são de 30 mil a 40 mil potenciais pacientes.

Desde que o HAC foi credenciado pelo SUS para a cirurgia de redução do estômago, há cinco anos, 891 pacientes foram atendidos – com 320 cirurgias realizadas. A diferença numérica ocorre porque o doente precisa de preparo antes de ser operado, como ter boas condições de saúde, ter determinado peso máximo, apresentar dentição saudável e passar por equipe multidisciplinar de atendimento, entre outros requisitos.

O gastroenterologista Celso Roberto Passeri, responsável técnico pelo serviço de cirurgia bariátrica do HAC, lembra que quando o serviço público do segmento foi instituído em Jaú, o tempo entre o atendimento na unidade básica de saúde e a consulta inicial no Amaral Carvalho era de três a cinco anos.

Hoje, ele assegura que a entrada no serviço está mais ágil, levando menos de um ano na grande maioria das vezes. “A partir disso, o tempo mínimo para ir para cirurgia seria de três a quatro meses, se o paciente estiver em bom estado de saúde. Mas pode levar dois anos, até que o paciente esteja em condição de ser operado”, diz Passeri.

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

Fonte: Jornal Comércio do Jahu

URL: http://migre.me/rflNL