Faça sua Doação Faça sua doação para o Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer que trabalha com ética e transparência na luta pela vida.

28/09/2012 - Hospital Amaral Carvalho recebe doação de rotarianos

   Na tarde do último dia 25, membros do Rotary Club Jahu Norte estiveram no setor de Medicina Nuclear do Hospital Amaral Carvalho (HAC) para efetuar doação à instituição: 87 toalhas de banho brancas foram entregues em mãos ao presidente da Fundação Amaral Carvalho, Ricardo Cesarino Brandão. Os itens serão disponibilizados para uso dos pacientes por meio do setor de Hotelaria.
   A doação veio de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, do casal de rotarianos Manoel Custódio de Queiroz Neto e Marinete Barreto Queiroz, por intermédio do presidente do clube de serviços Norte de Jahu, Adão Valdemir Levorato.
   O presidente do Rotary Norte, que é amigo do casal sul-mato-grossense há 18 anos, conta que Marinete já foi paciente do HAC e queria ajudar o hospital de alguma maneira. “Em seu aniversário, comemorado em junho, ela pediu que seus amigos doassem uma toalha de banho branca para o hospital. Foi um gesto de retribuição pelos cuidados que recebeu na instituição”, afirma Levorato. 

Rotary Club Jahu
   O clube de serviços da cidade existe há 75 anos e ao longo dessa jornada realizou diversas ações que beneficiaram o Hospital Amaral Carvalho. “Além de eventos e campanhas de arrecadação de bens de consumo (como camas hospitalares com controle de movimentos, cadeiras de rodas, andadores, muletas axiais etc.), há prestação de serviços, feitas de maneira voluntária por vários rotarianos pertencentes aos inúmeros clubes rotários de nossa cidade”, ressalta Levorato.

Orgulho
   Em 1982, a extinta revista Manchete publicou uma matéria de capa intitulada “Fatos que marcaram 1982”. Na retrospectiva dos principais acontecimentos daquele ano, em destaque, estava uma conquista para o Brasil na área médica: uma prótese de silicone emissora de voz artificial. O responsável pelo avanço no Hospital Amaral Carvalho, um membro do Rotary Club Jahu Norte, o médico Antonio Fernando Bortolucci, falecido em janeiro de 2011.
   “O doutor Bortolucci, já familiarizado com o mundo da medicina, cirurgião especializado em tumores de cabeça e pescoço, naquela época, participou de um Intercâmbio de Grupo de Estudos promovido pelo Rotary International. Após ter aprendido a técnica criada e fabricada no Hospital Metodista de Indiana (EUA), introduziu no Brasil o implante da prótese de silicone, equipamento emissor de voz artificial para pacientes que tiveram a laringe extirpada e ficaram sem a voz natural”, lembra Levorato. Por esse motivo, o atual presidente do Rotary Norte afirma sentir orgulho de pertencer a esse clube, uma entidade que busca a paz através do servir.
   O rotariano ainda ressalta que por ser um dos centros especializados em oncologia mais modernos do país, o HAC merece toda ajuda e homenagens. “Não à máquina, mas aos homens que a colocam em funcionamento, grandiosos homens de boa vontade que trabalham sobremaneira nessa árdua, mas gratificante tarefa de servir ao próximo. Companheiros como Antonio Fernando Bortolucci, pela conquista citada, Alcindo Storti, voluntário do HAC desde 1988 e atual Diretor Vice-Presidente da entidade, Ricardo Cesarino Brandão, renomado radiologista, especialista em Medicina Nuclear e atual Presidente da FAC, sem falar nos mais novatos e nem por isso, menos relevantes, como Antonio Geraldo Bortolucci Junior, Cassiano Alves Ferreira Neto, entre outros, que além de colaboradores da instituição, são rotarianos”. Para o presidente do Rotary Norte, Jahu deve reconhecimento especial a esses homens, que tanto fizeram e ainda fazem pela saúde da cidade.
 

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

  • 87 toalhas de banho brancas foram doadas ao Hospital Amaral Carvalho

    87 toalhas de banho brancas foram doadas ao Hospital Amaral Carvalho

  • Rotarianos conheceram as instalações da Medicina Nuclear do HAC no dia 25, quando entregaram os itens doados

    Rotarianos conheceram as instalações da Medicina Nuclear do HAC no dia 25, ...

  • Adão e a coordenadora de Assistência Social da FAC, Vanessa de Moraes, durante cerimônia formalização da doação, que ocorreu na sede do Rotary

    Adão e a coordenadora de Assistência Social da FAC, Vanessa de Moraes, dura...

Autor: Ariane Urbanetto