4/8/2015 - Simpósio de diagnóstico por imagem celebra centenário do HAC e presta homenagem a ex-presidente

   Um excelente profissional e ótimo amigo. Esse reconhecimento foi unanimidade entre os participantes do 1º Simpósio do Clube de Imagens Dr. Ricardo Brandão, que ocorreu sábado (1). O evento organizado pelo serviço de Medicina Nuclear do Hospital Amaral Carvalho (HAC), integrou as comemorações do centenário da instituição e foi iniciativa dos médicos nucleares Alexandre e Daniel Brandão em homenagem à memória de seu pai.
   As atividades começaram pela manhã com as boas vindas do diretor Superintendente do HAC, Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro, que falou sobre Ricardo Brandão. “É uma honra dar início e fazer parte deste evento. Ricardo era idealista, otimista, justo e conciliador. Um grande homem que se tornou um grande médico, respeitado e muito querido. Ele desenvolveu estudos, procurou novos equipamentos e pode passar aos filhos e à equipe do hospital um dos melhores serviços do Estado de São Paulo”, afirmou.
   O diretor da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN), George Barberio Coura Filho, deu início às palestras compartilhando sua experiência clínica em Rádio 223 no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). Os médicos nucleares Marcus Vinicius Grigolon (Brasília), Celso Darío Ramos (Campinas) e Régis Oquendo Nogueira (Fortaleza) também contribuíram com os conhecimentos, falando sobre novidades em diagnóstico por imagem e aplicações do PET-CT em câncer de cólon, pulmão, linfoma, mieloma múltiplo e sobre novos radiofármacos. Após as apresentações, os participantes esclareceram dúvidas.
  De acordo com a secretária da SBMN, Alessandra Gusmão, o encontro foi uma merecida reverência ao grande médico. “Quando soubemos do projeto, ficamos muito felizes em apoiar. O Clube de Imagens é um legado do doutor Ricardo, honrado por seus filhos. Com temas superatuais, residentes, médicos e professores puderam se aprimorar”, ressaltou.
   Um almoço foi servido e mais homenagens deram continuidade ao encontro. O oncologista clínico do HAC, José Getúlio Martins Segalla e a oncoginecologista Lenira Maria Queiroz Mauad, amigos do falecido Ricardo Brandão, proporcionaram um momento de saudade e boas lembranças. “É muito emocionante falar sobre o Ricardo, porque ele foi uma das primeiras pessoas que conheci no HAC. Sempre espontâneo e amigo, valorizava o nosso trabalho; uma pessoa importante para nós e para a história do hospital” mencionou Lenira.
   O Clube de Imagens foi a realização de um sonho, não só do doutor Ricardo Brandão, mas de seus filhos Alexandre e Daniel, que prometeram dar continuidade nos próximos anos. “O simpósio teve o objetivo de continuar o trabalho pelo qual nosso pai tanto se dedicou. Uma oportunidade de fazer aquilo que ele sempre nos ensinou: trocar conhecimentos e promover a alegria. Realizar esse evento, trazer gente de competência e admirar a memória dele é um orgulho para nós”, disse Alexandre.

Ricardo Brandão
   Foi radiologista e pioneiro em medicina nuclear do interior paulista. Há 31 anos, o médico reuniu profissionais de todo o País em Jaú para o 1º Encontro Brasileiro de Medicina Nuclear, que inspirou a criação do Clube de Imagens em sua homenagem.
   Além de ter sido presidente do Hospital Amaral Carvalho por dois mandatos, foi diretor clínico da instituição, presidente da Associação Paulista de Medicina por duas gestões, secretário da Sociedade Brasileira de Cancerologia por três vezes e presidente e sócio-fundador do Rotary Clube de Jaú.
   Faleceu aos 70 anos, em novembro de 2012, mas deixou de herança, conquistas de mais de 40 anos de atuação no HAC, sua dedicação e humanidade.

Mais fotos: http://migre.me/r2CSj

Galeria de imagens e vídeosclique na imagem para ampliar

  • O diretor Superintendente do HAC, Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro, deu as boas vindas aos participantes

    O diretor Superintendente do HAC, Antonio Luís Cesarino de Moraes Navarro, d...

  • Alessandra Gusman, secretária da SBMN

    Alessandra Gusman, secretária da SBMN

  • Dra. Lenira Maria Queiroz Mauad fez homenagem

    Dra. Lenira Maria Queiroz Mauad fez homenagem

Autor: Departamento de Comunicação e Marketing / Fotos: Beatriz Milanez